terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A inação não é uma opção para a atriz e ativista Mia Farrow

WASHINGTON, DC, Estados Unidos, 22 dez (ACNUR) - Mia Farrow é uma consagrada atriz e ativista humanitária que, durante os últimos 10 anos, atuou como Embaixador da Boa Vontade das Nações Unidas para o Children's Fund (UNICEF). Ela tem viajado extensivamente para lugares como Darfur, no Sudão, no Chade e na República Democrática do Congo, onde se reuniu com as vítimas de conflitos e trabalhou para trazer uma maior atenção internacional para crises humanitárias. Recentemente, ela terminou um projeto pessoal para coincidir com fotografias tiradas durante as suas viagens para a canção de John Lennon, "Imagine". O vídeo pode ser visto no YouTube.

Tim Irwin, diretor de comunicação da ACNUR em Washington, DC, falou recentemente com Mia Farrow sobre o projeto. Trechos da entrevista:

Qual foi a sua idéia por trás fazendo esse projeto?
Eu tomei um monte de fotografias ao longo dos anos - algumas delas em viagens com a UNICEF, alguns deles em minhas viagens próprio - e eu estava ouvindo a música no momento em que teria sido o 70 º aniversário de John Lennon. Eu vim para a linha, "Imagine nenhuma propriedade, Eu me pergunto se você pode," e eu fui a algumas das fotografias que não exigem imaginar para mim. Eu testemunhei pessoas com nada. E então eu pensei: Tem algo que eu poderia colocar junto? Eu acho que a música é tão bonita canção, em sua mensagem, na sua melodia. Eu escolhi as fotos para ir com as letras. Eu tinha voltado de Uganda com o UNICEF e eu queria trazê-lo emocionalmente para as forças destrutivas que substituíram todas as pessoas nas fotos. E eu queria terminar com o sonhador eo pensamento: "só o mundo poderia viver como um só.

Será que você se propôs a ilustrar a música com suas fotos ou o contrário?
Não, ele estava ouvindo a música e as palavras e depois chegar com a fotografia certa. Para mim, essas fotografias não são apenas fotos, são de pessoas que passaram tempo com. Então eu comecei a imaginar. Depois fui para as minhas fotografias e tocou a música e começou a montá-las em lotes que iria com cada onda de imaginar. Minha filha-de-lei me ajudou com o lado técnico. Mas as pessoas nas fotos estão sempre comigo. Eu não podia ouvir uma música como essa, sem a minha mente vai para o povo.

Muitas das fotos são dos refugiados e das crianças refugiadas. Era que uma escolha deliberada?
Sim. Meu foco tem sido as pessoas que estão deslocadas principalmente pelo conflito. Exceções seriam lugares como o Haiti, mas há, também, as pessoas anseiam por paz. Tantas pessoas não têm nada e estão desejo de paz, paz de espírito. Há todos os tipos de paz.

Você tem sido capaz de se mover entre esses dois mundos extremos de pessoas em campos de refugiados e, em seguida, a vida nos Estados Unidos. Você acha que as pessoas entendam o que é ser um refugiado?
Como vamos fazer? Mesmo que eu poderia gastar muito tempo nessas situações - Fiz 13 viagens para a região de Darfur sozinho - Eu tenho um passaporte para fora. Embora eu tenha experimentado as suas circunstâncias, a grande diferença é que eu posso sair e eles não podem. Então, eu nunca pode realmente entender completamente a sua posição e espero que nunca estarão em uma posição semelhante. Mas se eu sou, espero que eu tenha a graça ea força para manter a esperança de que eles têm.

Você estava esperando a apresentação de slides que inspiram as pessoas ou para provocá-los de alguma forma?
Queria que as pessoas se zangam, realmente. Queria que as pessoas sentem uma sensação de indignação que, enquanto nós vamos sobre nosso negócio - e eu sei que muitas pessoas no meu país e noutros países estão tendo momentos difíceis - que mal podemos imaginar que não tem nada. Eu acho que se as pessoas olham nos olhos de nossos companheiros seres humanos que têm literalmente nada, nem mesmo de segurança, então não somos obrigados a fazer alguma coisa?

Em 14 de dezembro, o ACNUR marcou 60 anos desde a sua criação. Quais são os seus pensamentos olhando para a frente?
Eu acho que em face do deslocamento é a nossa sensação de desamparo que são o nosso pior inimigo. Eles são um luxo que não podemos ceder. E isso vem porque eu amo tanto o ACNUR, porque você está respondendo às necessidades da população mais vulneráveis na terra. Eu acho que a pessoa mais triste do mundo é aquele que não fez nada porque só pode fazer um pouco. Todos nós podemos encontrar maneiras de estender a mão àqueles que precisam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário