quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Rani: um defensor inabalável pela liberdade da escravidão e tráfico de seres humanos

Com mais de 2.4 milhões de pessoas mantido em cativeiro em todo o mundo, o tráfico humano se tornou um dos grandes crimes hoje e questões de interesse social. Praticamente todos os países do mundo é afetado por esse crime, seja como país de origem, trânsito ou destino para as vítimas.
No Sul da Ásia, mais de 150.000 pessoas são traficadas todos os anos para o trabalho sexual, trabalho, casamento forçado, ou o comércio de órgãos, devido a más condições económicas, que muitas vezes contribuem para aumentar a vulnerabilidade.

UNODC Sul da Ásia entrevistados Rani Hong, um sobrevivente do tráfico de seres humanos e fundador da Fundação Tronie para apoiar os sobreviventes do crime. Nos últimos 10 anos, Rani tem compartilhado sua história em todo o mundo para inspirar as pessoas e recolher apoio para seu trabalho com sobreviventes do tráfico de seres humanos. Em 2002, seu testemunho perante o Legislativo do Estado de Washington em os EUA ajudaram a aprovar uma lei que haviam sido paralisadas por quatro anos, tornando-o o primeiro estado do país a passar uma legislação anti-tráfico. Recentemente, Rani participou do lançamento do Fundo Voluntário das Nações Unidas para as Vítimas de Tráfico de Seres Humanos
  
Trechos da entrevista:
UNODC: você pode partilhar connosco a sua história pessoal e nos dizer como essa experiência o levou a ajudar os outros?

Rani Hong: Eu nasci e vivi no sul da Índia com os pais amorosos. No entanto, como nossa situação financeira se deteriorou, o pai da minha saúde piorou. Uma mulher respeitosa da aldeia oferecido para aliviar a carga de meu pai, cuidando de um de seus filhos. Ela disse que o pano de mim, me alimentar e educar-me. Fui morar com sua família no final da rua da nossa casa. Lembro-me de meus pais me visitando, como eles ficaram felizes de ver que eu estava bem cuidado. Um dia, quando eles vieram me visitar e eu tinha ido embora.

Eu era vendida pela senhora a um homem e foi dito que ele era meu mestre. Eu tinha apenas sete anos de idade. Quando eu tentei protesto - eles me bateram brutalmente. Eu estava faminto e submetido a muita crueldade. Eu literalmente vi gaiolas onde as crianças foram detidas e experiente para a apresentação. Eles quebraram a minha vontade e danificou o meu espírito. Ainda assim o povo quis fazer um lucro. Eles me colocaram para adoção internacional e que é quando a minha vida mudou. Eu logo foi adotado por uma senhora no Estados Unidos Estados Unidos da América. Ironicamente, o meu deterioração tornou-se meu passaporte para a liberdade.

Em 1999, após 21 anos, voltei para o país que mais odiava - Portugal, para umas férias curtas. Milagrosamente, em um hotel de turismo no sul da Índia, encontrei com minha mãe ao nascer e que foi quando eu soube que meus pais não tinham idéia de onde eu fui e por isso que eu tinha desaparecido. É depois desse encontro, as peças que faltam vieram juntos e eu tenho a imagem - foi traficada na idade de sete e vendidos como escravos. I A sensação foi horrível e me deixou entorpecido. Isso é quando eu decidi que eu precisava fazer algo para ajudar todas as crianças inocentes e pessoas que são traficadas para escravidão.

UNODC: O que sua organização - a Fundação Tronie - fazer?

Rani Hong: Ser um sobrevivente do tráfico de seres humanos mim, ajudou a criar esta base de compaixão para com as mulheres e as crianças exploradas e com o desejo de incentivar os sobreviventes ao porto de esperança e liberdade. Nós somos um dos sobreviventes, levou poucas organizações de combate a escravatura moderna. A fundação foi criada para defender os direitos humanos e reabilitar os sobreviventes do tráfico humano. Eu viajo ao redor do mundo educando-governamentais não, colegas de Governo, estudantes e outras instituições sobre os horrores do tráfico de seres humanos. Eu compartilho a minha história pessoal com as pessoas onde quer que eu vá, de modo a inspirar e incentivá-los a tomar medidas. A Fundação está buscando parcerias com empresas que compartilham preocupações sociais para dar voz e compartilhar recursos.

UNODC: O que você vê como a ligação entre o tráfico humano eo HIV ea AIDS?
Rani Hong: Enquanto eu estava na Índia, visitei um dos distritos da luz vermelha em Mumbai. Eu conheci essa moça, não mais de 16 anos de idade. Ela estava deitada em uma cama em uma casa de proteção e estava muito doente. Ela era HIV positivo e morrer. Ela também foi uma vítima do tráfico humano e vendidas para a prostituição em um dos distritos da luz vermelha. Eventualmente, ela estava infectada com HIV / AIDS. Este é um preço alto a pagar por uma vítima de tráfico humano. Muitas vezes as mulheres e meninas que são vendidas e forçadas ao trabalho sexual comercial não estamos em posição de negociar o sexo seguro. Precisamos educar as pessoas sobre os vínculos entre o tráfico humano eo HIV / SIDA.

UNODC: Que mensagem você daria para outros atores envolvidos no combate ao tráfico de seres humanos?

Rani Hong: Nós temos de trazer esperança e inspiração para as pessoas que são vendidos como escravos e subjugados contra sua vontade. Do meu próprio passado traumático que ainda me assombra, nenhuma criança deveria ser privada de sua liberdade e dignidade. Toda criança inocente, que é vendido como escravo, cada criança que é traficada paga um preço alto e não podemos permitir isso. Alguns dizem que eu sou o cara da escravidão - mas eu também sou o rosto da esperança e do resgate. De acordo com a Fundação Tronie, estou desenvolvendo o programa de orientação levou-sobrevivência para as mulheres e crianças. Todos nós precisamos nos unir e tornar-se a sua força. Temos de levantar a voz juntos e acabar com a escravidão.

Juntos, podemos prevenir os crimes contra mulheres e crianças vendidas como escravas. Peço para os parceiros como as Nações Unidas e seu público para se juntar a mim enquanto eu carrego a minha voz em todo o mundo, com milhões de vítimas e sobreviventes da escravidão, como todos nós trabalhamos em conjunto para levar uma mensagem anti-tráfico global.

Nota:
Em uma tentativa de ajudar as vítimas do tráfico humano, Secretário-Geral Ban Ki-moon, lançou em novembro de 2010 das Nações Unidas Fundo Voluntário para as Vítimas de Tráfico de Pessoas. O fundo fiduciário é um dos elementos mais importantes da nova Global das Nações Unidas Plano de Ação de Combate ao Tráfico de Pessoas, adotada pela Assembléia Geral, em julho de 2010. Ele vai prestar ajuda humanitária, jurídico e financeiro às vítimas do tráfico de seres humanos com o objectivo de aumentar o número de vítimas que são resgatados e apoiados, e alargar o âmbito da assistência que recebem. UNODC irá administrar o Fundo, com o assessoramento de um conselho de curadores nomeados pelo Secretário-Geral da ONU, em conformidade com a regulamentação financeira e da Organização das Nações Unidas e as políticas e procedimentos relevantes promulgadas pelo Secretário-Geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário