segunda-feira, 25 de maio de 2009

Estatuto do Idoso

O IDOSO TEM DIREITO AO RESPEITO

Idoso não pode sofrer discriminação de qualquer natureza; a família, a sociedade e o Estado tem o dever de: assegurar ao idoso os direitos de cidadania;

assegurar sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem estar;
os idosos devem ser respeitados pelos motoristas de ônibus, que devem atender suas solicitações de embarque e desembarque, aguardando sua entrada e saída com o ônibus parado;

todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço deverão dar preferência ao atendimento ao idoso, devendo ter placas afixadas em local visível com os seguintes dizeres: “Mulheres gestantes, mães com criança de colo, idosos, e pessoas portadoras de deficiência têm atendimento preferencial”;

as farmácias devem ter assentos de braço especiais para os idosos, mulheres grávidas e deficientes;
os órgãos municipais da administração direta, indireta e os ônibus deverão ter afixado em local visível uma placa com os dizeres: ” Respeitar o idoso é respeitar a si mesmo”.
Veja só, quando entro no ônibus tem idoso de pé e jovem sentado, da mesma forma no metrô, etc.
No ponto de ônibus ficam horas esperando um bom samaritano se vai parar para embarcá-los, acham que velho só atrapalha,alguns filhos quando crescem, os deixam nos asilos. Foram eles que construíram este país, adoram conversar e muitos não lhes dão ouvidos, eu particularmente, adoro conversar com os velhos, aprendo muito, são palavras sábias, ah se estes jovens de hoje trocassem uma idéia com eles, garanto que não se arrependeriam. Paciência, isto eles têm, conheço uma velhinha que adora andar pra lá e pra cá, vai pra tudo quanto é lugar, não gosta de ficar em casa, ah se estes jovens tivessem esta disposição, não xingariam a mãe quando lhes pedissem para ir à padaria comprar pão.
Lembro-me bem, certo dia, no crepúsculo da tarde, vi uma velhinha que ia atravessar uma estrada muito movimentada carregando uma volumosa sacola, fui rapidamente ao seu encontro para ajudá-la, sinceramente, fiquei desesperado, daquela coitada ser atropelada, ao me aproximar, lhe ofereci minha humilde ajuda, ela ao aceitar, peguei a tal da sacola e estava pesadíssima, lhe indaguei por que estava só carregando aquele peso, e me respondendo com um olhar triste me disse: Meu filho, em casa tenho muitos filhos, mas, ninguém me ajuda, tenho que ir ao mercado fazer compras e sempre sozinha, fiquei pasmo, não acreditando naquilo, bem, resumo da ópera.
O Estatuto do Idoso, deve primeiro ser praticado dentro de nossas casas e depois nas ruas, outra coisa, usei a palavra velhos e velhinha de forma carinhosa e não pejorativa, pois, amo os velhos, beijos pra todos vocês.
Quase me esqueci, tenho saudades da comida da minha vó, principalmente do bolo de fubá, feito no fogão a lenha, que delícia!

fonte:
http://www.ouvidoriadoidoso.org.br/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário