quarta-feira, 19 de maio de 2010

Disque 100 registra mais de oito mil denúncias contra crianças e adolescentes nos quatro primeiros meses de 2010

O Disque 100, serviço nacional de denúncia de violências contra crianças e adolescentes coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), registrou 8.799 denúncias nos quatro primeiros meses deste ano. A média é de 73 denúncias por dia. Os registros de violência sexual contra meninos e meninas representam 32% do total das 123.322 denúncias recebidas desde o início do serviço, em 2003.

Das denúncias de violência sexual registradas no Disque 100 em 2010, 66% são de abuso sexual e 33% de exploração sexual. Em 2009, o abuso sexual representou 64% dos registros.
As principais vítimas são as meninas. A maior parte das denúncias recebidas pela central são contra elas: 62%. Esse número sobe para 82% quando as denúncias são de violência sexual.

Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes da SDH/PR, Leila Paiva, o número pode ser ainda maior. “Nas últimas campanhas estamos orientando a população a procurar o Conselho Tutelar ou o Disque-Denúncia da sua cidade, para só depois, caso não tenha sucesso, ligar para o Disque 100. Por isso, o número de denúncias é muito mais elevado”, explica. O objetivo, segundo Leila, é concentrar no serviço nacional de denúncias as situações que não surtiram efeito mesmo depois de chegarem às autoridades locais.

O Disque 100 recebe todos os tipos de denúncia sobre violações dos direitos da criança e do adolescente. Desde 2003, quando o serviço passou a ser coordenado pela SDH/PR, o serviço realizou mais de 2,4 milhões de atendimentos. No ano passado, o Disque 100 recebeu uma média de 82 denúncias por dia.

Os Estados que mais denunciaram no ano passado foram: Distrito Federal, Espírito Santo e Rondônia. No ranking dos registros de exploração sexual contra crianças e adolescentes o Mato Grosso do Sul apresentou o maior índice de contato com o Disque 100. Em segundo lugar ficou o Mato Grosso e, em terceiro, a Bahia.

Para estimular as denúncias de violência contra crianças e adolescentes, o Disque 100 tem uma escuta especializada. Segundo Leila, os operadores do serviço foram treinados não apenas para orientar as vítimas, mas para encaminhar, em menos de 24 horas, a denúncia às autoridades competentes do município ou do estado.

“Uma simples denúncia pode parecer um ato isolado, mas às vezes previne algumas violências que facilmente poderiam ser evitadas se as pessoas tivessem a coragem de denunciar”, disse Leila Paiva.

Conheça o Disque 100 - O serviço funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. A ligação é gratuita e o usuário não precisa se identificar. Também é possível fazer a denúncia através do e-mail disquedenuncia@sedh.gov.br. O serviço é executado pela SDH/PR em parceria com a Petrobras e o Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria).
Fonte: SEDH

Nenhum comentário:

Postar um comentário