sexta-feira, 26 de março de 2010

Seminário Regional sobre Tráfico de Pessoas e Exploração Sexual

Compondo a mesa os Ministros Paulo Vannuchi e Luiz Paulo Barreto, juntamente com a S.M. Rainha Silvia da Suécia, a 1ª Dama Sra. Marisa e a Ministra Nilcéa Freire.


A Embaixada da Suécia em Brasília e o Instituto Sueco (SI), em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça promoveu entre os dias 25 e 26 de março o Seminário Regional sobre Tráfico de Pessoas e Exploração Sexual em São Paulo.

Dia 25 tivemos a Cerimônia de Abertura Oficial com a participação de:
S.M. Rainha Silvia da Suécia
V.Ex.ª Primeira Dama Marisa Letícia do Brasil
Sr. Luiz Paulo Teles Barreto, Ministro da Justiça do Brasil
Sr. Paulo Vannuchi, Ministro dos Direitos Humanos do Brasil
Sra. Nilcéia Freire, Ministra de Políticas Especiais para as mulheres do Brasil
Sr. Romeu Tuma Júnior, Secretaria Nacional de Justiça
Sr. Göran Hägglund, Ministro de Desenvolvimento Social da Suécia.
Participaram do evento autoridades governamentais, autoridades de organismos internacionais, procuradores, promotores, policiais, pesquisadores de países como Argentina, Brasil, Suécia, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai, além de representantes de organizações da sociedade civil e das Nações Unidas. Da Suécia, também esteve presente o Ministro de Desenvolvimento Social, Göran Hägglund.
A ideia foi compartilhar experiências bem sucedidas de enfrentamento ao tráfico de pessoas, fortalecendo o combate contra este tipo de crime entre os países participantes. A Suécia contribuiu com o debate devido à sua experiência política e prática na área.

Sendo que o objetivo do seminário foi promover a troca de experiências entre os países participantes, permitindo uma maior articulação para combater este crime. Esse evento serve como uma semente para articular ações e fortalecer o trabalho contra o tráfico.

O intuito é fazer com que, através da troca de experiências, cada país possa conhecer a realidade desta atividade em outros territórios, já que o tráfico é um crime que ultrapassa todas as fronteiras e vitima milhares de pessoas no mundo. É importante ter noção de como o tráfico acontece em outros países, já que esse crime tem como característica a saída de pessoas de um país para outro.
Foram abordados os seguintes temas: "Panorama do Tráfico de Pessoas e Exploração Sexual", "Estratégias Políticas de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas" e "Perspectivas práticas no enfrentamento ao tráfico de pessoas". Todos esses assuntos foram ministrados por especialistas dos países participantes do evento, e no dia 26 foi realizado um workshop.

O tráfico de pessoas é um dos crimes mais graves da atualidade, considerado como a escravidão moderna. Afeta todos os continentes e atinge, pelo menos, 2,5 milhões de pessoas no mundo, segundo o UNODC. Estimativas apontam que este crime movimenta 32 bilhões de dólares por ano. A exploração sexual de mulheres é a atividade que mais aparece no contexto do tráfico, sendo, em média, 79 % dos casos. Também são atividades do tráfico de pessoas o trabalho escravo e o tráfico para retirada de órgãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário